h1

Cuidado com a língua!

4 de agosto de 2010

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come seu fruto.” Pv 18:21

Não são poucos os versículos da Bíblia que nos alertam a respeito da nossa língua.

No livro de Tiago, ele começa falando, no capítulo 1, versículo 19: “Meus amados irmãos, tenham isso em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar…”

Por que ele nos adverte que devemos ser tardios para falar?

Porque ele sabia que a morte e a vida estão no poder da língua. Ele sabia que o ato de falar pode trazer o bem ou o dano.

Quantas vezes falamos desenfreadamente, sem observar que caminhos seus frutos tomam?

Quantas vezes ferimos, ou até mesmo matamos com uma só palavra?

Ferimos pessoas. Matamos sonhos. Ferimos a nós mesmos. E matamos nossos próprios sonhos. Simplesmente por que falamos uma palavra errada, e/ou com a pessoa errada, e/ou na hora errada; ou seja, sem o direcionamento de Deus.

Tiago, no capítulo 3, continua nos advertindo: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!… Se alguém não tropeça no falar tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo… A língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas… Ela é um fogo consumidor; um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso da sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno A língua ninguém consegue domar. É um mal incontrolável cheio de veneno mortífero… Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. Da mesma boca procede benção e maldição… Não falem mal uns dos outros.

Irmãos, como isso é sério! E muitas vezes não damos o seu devido valor.

A língua é um fogo! Incendeia todo curso da vida! Ela mesmo é incendiada pelo inferno!

Espera aí! Como assim?! Incendiada pelo inferno?!

Será que ele estaria falando ali justamente sobre o incêndio causado pelos dardos inflamados do maligno, relatados em Efésios 6:16? Os quais só poderão ser apagados com o escudo da fé?

Se a resposta é sim, isso nos possibilita entender porque Tiago diz que ninguém consegue domar a língua. Estaríamos todos perdidos, então? Não. Este texto faz a mesma referência feita em Romanos, capítulo 3, que diz que todos os homens estão na condição de pecadores (estaríamos perdidos)… mas através de Jesus Cristo podem ser justificados.

Então, como domar a língua?

Através da.

A fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos possibilita um enchimento com o Espírito Santo (Ef 5:18), que são os Rios de Águas Vivas que fluem do interior de todos aqueles que Nele crê (Jo 7:38), tornando-se um escudo contra todo o dardo inflamado do maligno.

Como apagar um fogo se não com água?

Como derrotar o maligno se não sujeitando-nos a Deus? (Tg 4:7)

Quer comer bons frutos produzidos pela língua?

Utilize-a bem.

Quer utilizá-la bem?

Encha-se do Espírito.

Empreste a sua boca a Deus. Seja a boca Dele aqui na Terra!

Não deixe que todo o curso da sua vida seja incendiado pelo inferno!

Viva e distribua vida para outros!

E lembre-se: “Pelo fruto se conhece a árvore… a boca fala do que está cheio o coração… pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras serás condenado.” (Mt 12:33-37). 

Que o SENHOR nos conceda essa graça de ter a nossa língua dominada por Ele, para que, sendo tardios então, tenhamos sabedoria ao falar!

About these ads

One comment

  1. Oi Lou

    É mesmo verdade que por causa da língua muita coisa tem sido destruida, inclusive relacionamentos preciosos. Os efeitos do mau uso da língua e da malediscência só poderão ser sarados com o tempo e com uma obra feita pelo Espírito santo. Mas quem magoou com a língua felina, acha que um pedido de desculpas cura e faz esquecer da noite para o dia não é?
    Por isso é importantíssimo esse alerta sobre o uso da lingua. E que Deus nos livre de ferir ao nosso irmão porque estaremos ferindo o próprio Deus.
    Um beijo
    Cris



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: